quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Redes Sociais e Estudos no Exterior

redes sociais no exterior


Com o uso das mídias sociais, estes estudantes estrangeiros da Universidade de Virgínia podem manter contato mesmo após o fim da sua aventura americana (Cortesia: Universidade de Virgínia)
A tecnologia das redes de relacionamentos ajudou a tornar as fronteiras geográficas quase irrelevantes para jovens que buscam informações sobre programas educacionais ou que mantêm contato com colegas. Charlotte West é escritora freelancer e ex-estudante internacional.
Os estudantes usam cada vez mais os sites de relacionamento social, como o Facebook, para pesquisar destinos para estudos no exterior e obter informações de pessoas com experiência. Essa tecnologia também se mostrou um importante modo de manter contato com amigos feitos no exterior, assim como para conhecer novos.
O site Café Abroad foi criado em 2006 por Dan Schwartzman, na época um estudante de 24 anos formado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, recém-chegado de um período de estudos na Austrália. Ele queria “criar um site feito por estudantes, para estudantes, onde os estudantes pudessem responder a qualquer pergunta de outro estudante com informações autênticas geradas por estudantes”.
Katherine Lonsdorf, recém-formada em Diplomacia e Assuntos Mundiais pela Faculdade Occidental, em Los Angeles, escreveu uma série de artigos para o Café Abroad. Seus textos inspiraram vários estudantes a contatá-la com perguntas sobre seu ano de estudos na Jordânia e no Oriente Médio. “Enquanto escrevia para o Café Abroad, fui contatada por pelo menos uma dezena de estudantes de todo o país que estavam pensando em estudar na Jordânia e queriam falar comigo sobre a minha experiência”, diz. “Eles geralmente me achavam no Facebook, após ler meu nome na linha de assinatura de algum artigo.”
Café Abroad InPRINT
Nos anos seguintes ao seu lançamento, o site Café Abroad evoluiu para uma revista com distribuição nacional, a Café Abroad InPRINT, atualmente distribuída em mais de 330 faculdades e universidades nos Estados Unidos. Dan Schwartzman também desenvolveu o que ele chama de Café Abroad Networking Solution [Solução de Relacionamento do Café Abroad]. Segundo ele, o conceito é “uma rede de relacionamento social elaborada para permitir que escritórios de estudos no exterior se conectem com estudantes dentro de suas próprias escolas em uma rede particular supervisionada por administradores de programas de estudo no exterior — além de uma rede global onde os estudantes podem compartilhar suas experiências no exterior mais abertamente com outros estudantes em suas próprias escolas”.
A importância dos conteúdos gerados por estudantes, como os artigos escritos por Lonsdorf, recebe crescente reconhecimento por parte das instituições educacionais. A Universidade Estadual de Nova York (Suny) em New Paltz, por exemplo, lançou uma série de blogues sobre estudos no exterior produzidos por estudantes de vários programas.
Penny Schouten, consultora de marketing de estudos no exterior envolvida na tarefa de fazer os blogues de New Paltz deslanchar, explica que o objetivo inicial dos blogues era diminuir a carga de trabalho das equipes nos escritórios, mas se tornou muito mais que isso. Além de publicar as crônicas dos estudantes em suas temporadas no exterior, os blogues criaram continuidade e participação entre estudantes em curso e em perspectiva, que também sentiram “estar prestando um grande serviço a seus campi”.
Social Networks and Study Abroad
Na Biblioteca Doe da Universidade da Califórnia, Berkeley, estudantes têm acesso a mídias eletrônicas e tradicionais (Steve McConnell/U.C. Berkeley)
Schouten também falou sobre como é importante que os estudantes possam conseguir informações dos seus colegas. “Os estudantes não queriam ouvir de mim onde estavam as casas noturnas descoladas de Londres; eles queriam ouvir dos outros estudantes”, diz.
Espírito de colaboração
Schouten e Schwartzman reconhecem o potencial das mídias sociais para transformar o modo como os estudantes fazem suas escolhas para estudar no exterior. Schwartzman, por sua vez, espera que blogues, Facebook e soluções individuais de redes de relacionamento sejam apenas o primeiro passo.
“Para mim”, diz Schwartzman, “o próximo nível das redes de relacionamento social para estudos no exterior é um espírito de verdadeira colaboração, onde as informações sobre os programas, escolas, fornecedores de programas e destinos para estudos no exterior sejam intercambiadas em um fórum centralizado e de fluxo livre. Nesse fórum, os estudantes conseguiriam se comunicar uns com outros sobre estudos no exterior de modo aberto e sem censuras. Essa é, obviamente, uma perspectiva idealista — mas vale a pena trabalhar por ela”.

fonte: http://www.embaixada-americana.org.br/HTML/ijse0809p/social.htm

Postagem de: KEILA 7ªC

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