As Redes Sociais surgiram após a popularização do acesso à internet e tiveram um crescimento impressionante nos últimos 20 anos. Acompanhe a história das maiores redes sociais de todos os tempos!
Redes Sociais: Para Que Servem?
As Redes Sociais servem para nos conectar a velhos
amigos, amigos atuais e também a estranhos. Alguns sites são
desenvolvidos para o compartilhamento de informações ou interesses
particulares sem a necessidade de criar um relacionamento pessoal, ou
nem mesmo visualizar informações pessoais com a outra pessoa, como o
Flickr.
O mesmo acontece para as redes business-to-business
(B2B) aonde o propósito é desenvlver relacionamentos de negócios e
conseguir novos clientes ao invés de dividir sua vida com alguém, como o
LinkedIn.
As redes sociais foram desenvolvidas para ajudar as
pessoas a se conectarem com base em interesses e atividades em comum,
cultura e identidades nacionais, idiomas, opiniões e em alguns casos,
necessidades.
O nível de networking pode também
diferenciar-se pelo tipo da plataforma: simples compartilhamento,
interação com vídeo, blog, chats ao vivo e muitas outras ferramentas que
nós já vimos por aí.
Agora que a distância não é mais uma limitação para
que nos relacionemos uns com os outros, as Redes Sociais passaram por
grandes evoluções e as únicas limitações que temos são os recursos
tecnológicos, cada dia mais potentes.
As Principais Redes Sociais
Não vamos mostrar todas as redes sociais que já
existiram no passado, até porque isso é virtualmente impossível.
Mostraremos para você quais são as que realmente fizeram história, seja pelo número de usuários que tiveram no seu auge ou pelo seu papel enquanto grandes formadoras de comunidades online.
Geocities
Lançado em 1994, o Geocities permitia que as pessoas
construíssem sites e compartilhassem histórias sobre elas mesmas, além
da postagem de fotos. A Yahoo o comprou em 1999 por US$3bi, mas fechou a
rede 10 anos depois. Geocities foi uma das primeiras redes sociais que
permitiram que as pessoas formassem comunidades online.
Classmates
Esse site foi criado para conectar colegas de escola
formados e foi lançado em 2005. Em 2007 tinha cerca de 50 milhões de
usuários e agora dá a você acesso à maior coleção de yearbooks online. Navegue pelos Yearbooks no classmates.com.
SixDegrees
Iniciado por Andrew Weinreich em 1997, SixDegrees
foi o primeiro negócio online que pretendia criar relacionamentos reais
entre pessoas utilizando seus nomes verdadeiros. Foi a primeira rede
social a permitir a criação de perfis e listar amigos. Atraiu milhões de
usuários, mas não conseguiu se manter e fechou em 2000.
LiveJournal
É uma rede social em que os usuários podem manter um
blog, jornal ou diário. Uma grande variedade de grupos políticos também
utilizaram o seviço para campanhas políticas, principalmente na Rússia.
Friendster
Lançado por Jonathan Abrams em 2002, Friendster foi a
primeira introdução ao modelo atual de redes sociais. Em outubro de
2003 tinha quase 2 milhões de usuários.
Teve investidores como Peter Thiel, que mais tarde
se tornaria uma das primeiras pessoas a investir no Facebook. Esse site
perdeu usuários para o MySpace e para o Facebook. Atualmente é usado
mais como uma plataforma para games online.
Tribe
Fundado em 2003, o Tribe foi criado para estimular a formação de comunidades online, conhecidas como tribos, que agrupavam pessoas com interesses em comum.
MySpace
MySpace foi lançado em 2003, e rapidamente atraiu
bandas que queriam fazer a sua promoção. A News Corporation comprou ele
por US$580mi em 2005 quando ainda era muito popular.
Teve seu auge em 2008 com cerca de 76 milhões de
visitantes apenas nos Estados Unidos, mas as pessoas já estavam migrando
para o Facebook. A News Coporation vendou o site para a operadora de
anúncios online Specific Media no ano passado por US$35mi.
Reid Hoffman, um dos primeiros investidores do
Facebook, lançou essa rede social profissional em 2003. Enquanto o
MySpace e o Facebook eram apenas um lugar para se conectar com amigos e
família, o LinkedIn era somente relacionado a empresas e negócios.
Em março ele já tinha 161 milhões de usuários. Seus
lucros mais do que dobraram nos primeiros três meses do ano, devido à
cobrança de empresas e recrutadores para ter um acesso completo ao site.
Orkut
O Orkut foi criado em janeiro de 2004 pela Google, por um
engenheiro turco desenvolvendo como um projeto independente. Sofreu um
redesign em 2007 e um em 2009, e a maioria dos seus usuários são
brasileiros. Com a entrada do Facebook no Brasil, o Orkut sofreu uma
grande perda de usuários, mas a Google ainda utiliza essa rede
provavelmente para trazer mais usuários para o Google+.
Facebook foi primeiro lançado em fevereiro de 2004
com acesso liberado somente para estudantes de Harvard. Ao passar dos
anos foi passando para várias outras comunidades antes de se tornar
completamente público.
Em 2008 o Facebook oficialmente passou o MySpace em
número de usuários ativos. Em abril de 2012, Facebook tinha mais de 900
milhões de usuários, sendo que mais da metade deles o acessam por
dispositivos móveis.
YouTube
Foi criado por três ex-funcionários do PayPal em
fevereiro de 2005. Os usuários podem fazer upload, visualizar e
compartilhar vídeos. Utiliza tecnologia Adobe Flash Video e HTML5 para
mostrar uma grande variedade de conteúdo em vídeo gerado por usuários,
incluindo trailers de filmes, clipes e vídeos musicais.
Em novembro de 2006 foi vendido para a Google por
US$1,65bi, e agora faz parte da sua gigantesca rede de display. É agora o
segundo maior mecanismo de busca, depois do próprio Google. Atualmente,
cerca de 60 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto.
Lançado em 2006, o Twitter permite que os usuários
se expressem em pequenas mensagens de até 140 caracteres. Celebridades,
políticos, empresas e indivíduos usam Twitter para se manterem
conectados com fans, amigos e clientes. Tem mais de 100 milhões de
usuários.
Pinterest é um site para compartilhamento de imagens com
um estilo de mural de fotos. É possível criar coleções de imagens
distribuídas em categorias como eventos, hobbies etc. O desenvolvimento
do Pinterest começou em dezembro de 2009.
Instagram é um programa para compartilhamento grátis de
imagens e também uma rede social, que foi lançado em outubro de 2010. O
serviço tem atualmente 100 milhões de usuários registrados. Em setembro
de 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook.
Google+
Essa plataforma foi desenhada para competir de
frente com o Facebook, quando foi lançada em 2011. Mesmo que tenha cerca
de 170 milhões de usuários, incluindo alguns usuários do Facebook,
Google Plus até agora falhou em atrair um número significativo de
pessoas do Facebook.
O Google usa o serviço para trazer elementos sociais
dentro da busca e seus outros produtos. Como empresa, entrar no Google
Plus ajuda a ter maiores rankings no Google, pois faz parte dessa grande
rede do site de busca.
O FUTURO
Atualmente temos uma grande variedade de redes
sociais para escolher, e as melhores se mantêm na liderança pela rápida
atualização das funcionalidades e adição de ferramentas que melhoram a
experiência dos usuários.
Infelizmente, as redes sociais estão cada vez mais
sendo bombardeadas por anúncios, o que acaba irritando os usuários e
causando insatisfação.
Será que os modelos futuros de redes sociais serão pagos para evitar o excesso de propagandas? O que você acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário