terça-feira, 18 de setembro de 2012

FACEBOOK É REDE SOCIAL MAIS UTILIZADA NO BRASIL


O Facebook liderou o ranking de rede social mais acessadas no Brasil em julho, com 54,99% da preferência dos usuários, de acordo com dados da Experian Hitwise, ferramenta líder global de inteligência digital da Experian Marketing Services. No mesmo período em 2011, a ferramenta tinha 18,24% de participação de visitas, crescimento de 36,75 pontos percentuais.
Em segundo lugar no ranking da categoria Redes Sociais e Fóruns, da Experian Hitwise, ficou o YouTube, com 17,92%. O Orkut ocupou o terceiro lugar, com 12,42%, apresentando queda de 33,69 p.p. no ano contra ano.Em quarto, ficou o Windows Live Home (2,41%), seguido de Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os top 10 sites mais acessados na categoria estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).
De acordo com dados da Experian Hitwise, Redes Sociais e Fóruns lideram o ranking de categorias mais acessadas pelos usuários de Internet no Brasil, com 22,08% da preferência, alta de 5,03 p.p. em relação ao mesmo período no ano passado. Em segundo lugar ficou a categoria Ferramentas de Busca, com 12,44% dos acessos, queda de 8,88 p.p. em relação a julho de 2011. A categoria Sites de E-mail ocupou o terceiro lugar no ranking, com 5,44%, seguida de Multimídia, com 4,97%, e Páginas Iniciais de Portais, com 4,55% da preferência dos usuários de Internet no Brasil em julho de 2012.
De acordo ainda com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest. De acordo com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest.
O crescimento meteórico tanto do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos por meio de redes sociais, e Pinterest, o pinboard online que permite aos usuários organizar e compartilhar seus interesses, fez com que as redes figurassem entre as 20 mais usadas em Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Outras redes sociais de nicho como Reddit, na Austrália, FanPop, no Reino Unido, e Stock Twits, nos Estados Unidos, também vivenciaram ganhos expressivos.

ÉTICA NAS REDES SOCIAIS


Nos vários artigos sobre o tema ainda não encontrei nenhum exemplo de alguém promovido porque o perfil na rede talagradou (se alguém já viu me diga, por favor!). Mas as demissões e rejeições nas seleções de emprego já chamam a atenção. A sociedade virtual cresce e, segundo estatísticas de utilização da rede, até agosto/2012 o facebook, por exemplo, deverá chegar a um bilhão de usuários. Cada vez mais as empresas também estão aderindo a essas ferramentas de relacionamento.
Como se trata de um ambiente social, ou melhor, sócio virtual deve envolver valores e regras de relacionamento com a devida ética e respeito. Quando falamos em ética podemos utilizar o conceito doconjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social[1] , ou seja, Ética é a maneira que a pessoa deve se comportar no seu meio social e, agora, sócio virtual.Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Aquele que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. Igualmente é o comportamento na rede, porque envolve pessoas, cultura, sentimentos, grupos e informações. De um lado o profissional, que desatento à vigilância virtual, posta um monte de tolices sobre a empresa, chefe, colegas, equipe etc e disponibiliza para o mundo. Do outro as próprias empresas que se munem de informações pessoais consultando um ambiente que, digamos, não é oficial (ainda!) para eliminar candidatos nas seleções. Esse procedimento, que não é transparente por parte das organizações, está sendo alardeado em reportagens que são divulgadas frequentemente na mídia. E por mais que se escreva, divulgue etc, ainda tem muitos jovens que não se tocaram para essa vigilância.
É sempre bom reforçar a importância de se cumprir determinadas regras ao postar mensagens.
Para não “queimar o filme”, avalie a cultura do seu local de trabalho e o relacionamento que tem com o chefe e os colegas[2] .
Semelhante aos códigos de conduta existentes nas empresas o comportamento das pessoas nas redes sócio virtuais deve seguir orientações éticas e, também, um código de conduta que deve ser respeitado, mas existe acima de tudo o BOM SENSO. Afinal, não é o Facebook que ficou chato, as pessoas que não estão muito legais[3] .
Segue uma lista geral, com algumas sugestões pessoais e outras de pesquisas, para as quais se deve ter atenção nas redes sociais:
1.                 Uma simples frase pode ser entendida de forma errada por alguns colegas. Atenção para não transformar um pensamento de algum escritor famoso em uma “ofensa”. Acredite, isso acontece!
2.                 Cuidado ao postar sua localização (restaurante, shopping, rua, avenida, bairro). Isso não é muito seguro nos dias de hoje.
3.                 Atenção aos convites para jogos. Olhem essa notícia publicada em 12/10/11: Justiça (de Vila Velha/ES) proíbe o envio de convites no Facebook para o jogo CityVille. O juiz entendeu que os convites são incômodos e que ele próprio chegou a receber mais de 500 em um único dia.[4]  Nem precisa comentar, não é? Mas, caso não queira receber tais convites, as configurações da sua página resolvem.
4.                 Facebook ou Twitter não é diário. Evite escrever que você acabou de acordar, que vai almoçar, que está com sono ou qualquer coisa do tipo. A não ser que esses fatos sejam realmente diferentes, relevantes e estejam no contexto das postagens.
5.                 Nunca compartilhe fotos e marque os seus amigos nela. Já parou pra pensar que seu amigo(a) pode não querer mostrar essa foto para o mundo? Principalmente se ele(a) não estiver muito bem nela.
6.                 Derramar sofrimento, postar fotos todo(a)remendado(a) em hospital, no médico etc ou comentar enfermidades pelo Facebook, não é legal. Não se iluda! As pessoas, no máximo, irão “curtir” sua postagem e, talvez, ficar com peninha. É esse seu objetivo?!?!? Para transmitir essas informaçõesdolorosas tem o chat que você conversa só com quem pode se interessar pelo caso.
7.                 Terminar o namoro ou amizades, fazer críticas (indiretas), “lavar roupa suja” ou manchar a imagem do(a) outro(a) (mesmo que você ache que mereça!), é pior. Pode virar para o seu lado. Então controle seus impulsos virtuais, ligue ou marque um encontro presencial para colocar tudo em pratos limpos. Certas situações não substituem o olho no olho.
8.                 Fotos com a família são bem-vindas, mas lembre: bom senso! As regras das fotos também servem para aquele churrasco na piscina com os tios ou o jantar na casa do avô em que você toma todas. Já sabe…
9.                 Revelar seus planos, sonhos ou qualquer coisa que seja muito pessoal pode ser ruim. Não esqueça que “a inveja tem Facebook”. Melhor evitar constrangimentos. Não exponha sua vida. Você um dia vai se arrepender disso pode acreditar.
10.             Não converse através dos conteúdos publicados no seu mural. Já foram criados o botão de mensagens e o chat para isso! Evite o pingue-pongue. Existem internautas que resolvem fazer de uma publicação um verdadeiro MSN. Aproveite a rede para comentar, discutir, criticar e ser relevante. Se não tiver o que falar, não fale… apenas “curta”. É melhor.
11.             Use as ferramentas da rede para escolher quais pessoas poderão ter acesso às suas publicações;
12.             Insista. Não é falta de educação informar que a rede pessoal é restrita aos familiares e amigos, quando for o caso;
13.             Aproveite o perfil profissional para fazer marketing das suas potencialidades;
14.             Evite publicar algo negativo sobre sua atual ou ex-empresa. A maioria tem programas de monitoramento.

Lembrando que as redes sociais nada mais são do que uma extensão do convívio social, ter atenção é sempre bom. Mas não precisa mudar sua forma de ser, portanto SEJA VOCÊ MESMO. SEMPRE! Não há necessidade de representar, mas não esqueça que educação, ética, sensibilidade, atenção e “chá de Semancol” são bem-vindos em toda situação e, como em qualquer ambiente social, mantenha uma boa postura! 

Os pontos positivos e negativos das redes sociais aos jovens


Um estudo apresentado no sábado (6/8) na 119.ª convenção anual da Associação Americana de Psicologia, em Washington DC (EUA), e divulgado no domingo (7/8) pelo site Science Daily afirma que o uso de redes sociais pode levar adolescentes a manifestar "tendências narcisísticas" e torná-los mais vulneráveis a ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos.
Na apresentação, intitulada "Poke Me: How Social Networks Can Both Help and Harm Our Kids" (Cutuque-me: Como as redes sociais podem ao mesmo tempo ajudar e prejudicar nossas crianças), o PhD e professor de psicologia Larry D. Rosen, da Universidade Estadual da Califórnia, expôs que "particularmente entre jovens, estamos apenas começando a ver pesquisas sólidas que demonstram tanto o lado positivo quanto o negativo" de redes sociais como o Facebook.
Em seu estudo, Rosen aponta que adolescentes que usam Facebook tendem a apresentar com mais frequência tendências narcisísticas, enquanto jovens com forte presença no Facebook mostram mais sinais de outros problemas psicológicos, como comportamento antissocial, manias e tendências agressivas.
O abuso diário das mídias sociais e das tecnologias tem efeito negativo na saúde de todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes, que se tornam mais propensos a ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos, além de deixá-los mais suscetíveis a problemas de saúde no futuro.
O psicólogo advertiu também sobre os efeitos do Facebook em estudantes: a rede social pode distrair e causar impacto negativo nos estudos. Rosen citou pesquisas que mostraram que alunos de colégio e de faculdade que visitaram o Facebook pelo menos uma vez durante um período de 15 minutos de estudo tiraram notas menores.
Benefícios
Entre os impactos positivos das redes sociais, Rosen destacou que os relacionamentos virtuais podem ajudar adolescentes introvertidos a aprender como se socializar. Além disso, as redes sociais podem fornecer ferramentas de ensino mais atraentes, capazes de promover o engajamento de jovens estudantes.
Aos pais, o professor recomendou que acompanhem as atividades dos filhos nos sites de redes sociais e discutam a remoção de conteúdo ou conexões impróprias. Os pais também precisam ficar atentos às tendências online e às últimas tecnologias, sites e aplicações que as crianças utilizam

Bullying Parte 2 .


Tem gente que usa a internet para tentar curar suas mágoas, e tem muita gente atacando e magoando a galera pelas redes sociais. Coitadinhos. Coitado é do Facebook que deve receber várias notificações de conteúdo.
Por isso, as novas ferramentas de conteúdo anti-bullying tentam diminuir a burocracia e fazer as pessoas resolverem  seus mal-entendidos como gente grande. E assim é menos conteúdo para a equipe do Facebook ficar analisando.
Com os novos procedimentos estimulado pelo Facebook, você pode entrar em contato direto com a pessoal dizendo que se sentiu ofendido com a publicação dela. Se não chegarem a um consenso, a outra opção é notificar o Facebook com o apoio de testemunhas – um amigo ou parente comovido com a sua causa.
É bom lembrar que o poder da mensagem não está só no emissor, mas por questões de interpretação, o receptor tem grande papel. Nem sempre o que se diz é o que se entende. E a internet dificulta ainda mais. Sem o cara-a-cara, sem as entonações, fica muito mais difícil pegar sarcasmos e ironias. Fica tudo mais sério. Quem nunca soltou uma frase no MSN e teve que usar mais umas cinco para se explicar com a namorada?
O Facebook sabe que muitas brincadeiras estão longe de serem mal-intencionadas, e não quer ver ninguém perdendo o pávio por qualquer coisa. Em breve, divulgará vídeos educativos e outros materias para discutir e incentivar o uso do seu site com o mínimo de bom senso e segurança.

Por :Beatriz Garcez n°04 8°C

Cyberbullying ou bullying digital nas redes sociais


O artigo discute brevemente a prática do denominado cyberbullying exemplificando sua ocorrência na rede social Orkut através do recurso “banimento” de membros nos ambientes “comunidades”. Procura demonstrar a possibilidade do cyberbullying no “banimento” através da análise das características do fenômeno na hipótese exemplificada. Defende a necessidade de imposição de indenização dura, justa e aplicada com a presteza necessária ao justo ressarcimento da vítima e ao desestímulo da reincidência por parte do agressor.
Palavras-chave: cyberbullying; Orkut; comunidades; banimento; dano moral


O bullying, diferentemente do que creem muito, é fenômeno social que acompanha a humanidade desde os primórdios da civilização. Apenas o seu reconhecimento como prática danosa, nociva ao indivíduo, e por consequência à sociedade humana, se deu recentemente, como reflexo do reconhecimento social e jurídico de que é inerente ao Homem e fundamental para sobrevivência da sociedade o respeito à dignidade e o reconhecimento do valor da pessoa humana individualmente considerada (Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948).
Por : Beatriz Garcez n°04 8°C

Análise de redes sociais



Um exemplo de um diagrama de uma rede social. O  com maior grau de centralidade de intermediação está representado em amarelo
A análise de redes sociais (relacionada com as redes complexas) surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na Sociologia e Antropologia Social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciências da informação, a psicologia social e, sobretudo, no serviço social.
Por: Beatriz Garcez n°04 8°C


Aplicabilidade das Redes Sociais Virtuais

Redes Sociais Virtuais focadas no trabalho
  • LinkedIn: Um dos precursores das redes sociais com perfil de trabalho; Carro-chefe da categoria; Muito popular entre HeadHunters e Analistas de RH que utilizam a Internet para busca e prospecção de candidatos a estágio e/ou emprego; Mais de 22 milhões de usuários cadastrados; Há contas pagas e gratuitas. Para profissionais, não há vantagens em passar para uma modalidade paga, já que os recursos extras fazem mais sentido para empressas em busca de candidatos; Famoso pelos endorsements;
  • Plaxo: Focado nas atividades na web dos contatos. Permite o cadastro de blogs, sites de hospedagem de fotos e qualquer outro tipo de serviço que possa gerar informações em RSS. Comunidades mais ativas e personalizáveis, que recebem vídeos, fotos e enquetes, além de contar com uma URL fácil de lembrar. Não tem o recurso de recomendações do LinkedIn, nem opções avançadas de busca, que permitam delimitar o perfil profissional desejado.
  • Naymz: Ótima reputação com um crescimento exponencial no Brasil; Incorpora recursos como recomendações e histórico profissional;
Aceita canais RSS com fotos, textos e vídeos; Adiciona o perfil do usuário ao Google, facilitando as buscas pelo seu nome; Sistema de pontuação: considera a quantidade de informações no perfil, a aceitação de conexões pelos contatos e as recomendações. Quanto mais pontos, melhor será sua reputação na rede e, provavelmente, mais confiáveis serão suas informações; Tem versão paga, que mostra o local de origem dos visitantes, elimina propagandas e usa ferramentas mais poderosas de promoção no Google.
A grande maioria de profissionais, no Brasil, não explora ou sub-utiliza esta poderosa ferramenta de apoio de encaminhamento ao trabalho.
Redes Sociais Genéricas
  • Orkut: febre no Brasil, apresenta os maiores índices de crescimento no número de usuários, e os usuários brasileiros representam quase 2/3 do total de usuários cadastrados no mundo;
  • Facebook: muito utilizado por estudantes universitários norte-americanos, vêm apresentando um índice de crescimento considerável no Brasil, sendo utilizada para divulgação de perfis pessoais e profissionais;
  • MySpace: rede social atualmente pertencente ao conglomerado News Corporation que permite a troca de informações entre seus usuários através de fotos, comentários, blogs dentre outros. Indicada para utilizadores do mundo artístico; tem a facilidade no recebimento de arquivos de música e vídeo, é muito utilizado nos Estados Unidos da América, e por profissionais de TI no mundo todo;
Assim como as redes sociais virtuais focadas no trabalho, podem ser utilizadas para a gravação de dados profissionais, com foco no trabalho, no entanto, têm o caráter mais genérico, pessoal, onde as pessoas utilizam como ferramenta de apoio na comunicação com amigos, familiares, etc.. Não que não possa ser utilizada como base de consulta à contratação de profissionais.
As redes sociais virtuais e a Internet Desde o advento da Internet, podemos afirmar que:
  • Mudou o modo de vida das pessoas;
  • Ampla cobertura, e acesso disposto a milhões de usuários em todo o mundo
  • A mídia on-line evoluiu de certa forma que criou locais de acesso a estes usuários, havendo assim a criação de comunidades virtuais, onde se fala, discute, opina e debate de tudo;
  • Não há mais fronteiras delimitadas por localizações geográficas, e outros reveses que o mundo “real” nos impõe;
  • As "comunidades virtuais" são formadas pelas redes sociais virtuais, e são hoje as ferramentas de Internet mais populares e utilizadas no mundo todo;
  • Empresas utilizam as redes sociais virtuais, aproveitando o grande tráfego de usuários, como uma ferramenta de agregação da informação nos espaços virtuais, permitindo um fácil acesso a todos os interessados e principalmente, gerando uma economia nos investimentos.
O comportamento face ao uso das Redes Sociais Virtuais
  • É uma vitrine virtual com vários "concorrentes". As informações mais concisas, claras e objetivas ajudam a destacar o que realmente importa (conhecimento técnico, tecnológico, experiência profissional, aptidões, etc);
  • A rede de contatos é um "reflexo" do seu perfil profissional;
  • Encare a rede (web) como um currículo;
  • A atualidade faz a oportunidade. O ritmo de atualizações tem que ser de Web 2.0;

No brasil :

Hoje as Redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e são uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais.
As redes sociais mais populares no Brasil são:

Twitter muda e FICA Mais Parecido com o Facebook



FOLHA DE SÃO PAULO
Twitter anunciou Nesta terça (18) Uma Nova version fazer Seu aplicativo parágrafo iOS e Android e parágrafo hum redesenho de layout de Seu nd version  (Navegador). Como Mudanças, Que dizem respeito AO USO de IMAGENS nn profiles, aproximam visualmente o microblog AO rivalFacebook .
Usuarios poderão USAR UMA "foto de Cabeçalho", Que FICA posicionada Acima dos postos de hum Perfil. E semelhante à "capa" introduzida Pelô Facebook JUNTO COM profiles ósmio fazer tipo "Linha do tempo", ainda Que uma foto de Cabeçalho SEJA 50,4% Menor e proporcionalmente Mais Alta.
Examples de profiles com uma Nova Imagem de São OS Al Roker e de Savannah Guthrie, apresentadores DOIS DOS fazer programa "Today Show", da Rede americana NBC, Durante o quali FORAM anunciadas como Novidades.
A Foto de Cabeçalho profiles DOS NOVOS fazer Twitter PODE Ser adicionada POR Meio da Seção de ajustes encontrada nn aplicativos Android e iOS parágrafo. Ela FICA Sobreposta Pela foto do Perfil, Como Acontece com uma "capa" do rival.
Uma função de Navegar POR Entre como IMAGENS divulgadas POR UM usuario, Que JÁ estava Presente nd version web fazer SERVIÇO, FOI adicionada uma SEUS aplicativos Móveis.
Em Formato de lâminas APRESENTAÇÃO DE, como fotos subidas POR UM Perfil PODEM Ser deslizadas parágrafo OS Lados parágrafo Alternar para a Imagem seguinte UO uma anterior, ASSIM COMO ocorre há Celulares app do Pará Facebook .
"Os Novos profiles permitirão Que Você. Conheça Melhor como PESSOAS POR SUAS Meio de Fotografías, Que aparecerão abaixo do logotipo dos tuítes recentes Mais de CADA UM", escreve Sachin Agarwal, gerente de Produto, não blogue da Empresa.